Segredos para criar um site de sucesso

Encontre o ajuste perfeito entre informações que seu mercado quer ou precisa e informações que suportem os objetivos de marketing digital de sua empresa.

O objetivo neste post de criar um site de sucesso é encontrar o ajuste perfeito entre informações que seu mercado quer ou precisa e informações que suportem os objetivos de marketing de sua empresa ou organização.

Um site pobre é unilateral. Enfatiza as informações apenas do ponto de vista do empresário. Um site popular é aquele que fornece informações que o mercado quer, mas não suporta as metas de marketing da empresa. Um site eficaz, no entanto, fornece informações que satisfazem tanto os objetivos da empresa quanto do visitante.

Existem várias abordagens que você pode adotar para determinar as necessidades de informações do seu mercado:

  • Intuitivo — forneça as informações que você acha que precisam.
  • Histórico — basee as informações do seu site em experiências de vendas anteriores.
  • Orientado por metas — forneça conteúdo com base nos objetivos de marketing da sua empresa.
  • Concorrente — pesquise os sites de seus concorrentes e veja que tipos de informações eles fornecem.
  • Informações analíticas — base em uma análise do tráfego do site.
  • Parceria — crie uma parceria com seu mercado e deixe que eles determinem as informações que você fornece em seu site.

Abordagem Intuitiva

A abordagem intuitiva é a abordagem mais fraca de todas. Curiosamente, também é o mais estressante e demorado porque você é forçado a adivinhar, em vez de confiar em formas mais sólidas de evidência.

A abordagem intuitiva baseia-se em colocar-se no lugar do seu prospecto e perguntar: "Se eu fosse um cliente no mercado para o produto ou serviço que estou oferecendo, que informações eu precisaria fazer uma escolha?" O problema é que você, como um proprietário de negócios ou executivo de organização, sabe demais; você sofre de miopia induzida pelo conhecimento. 

O que é importante para você pode não ser importante para suas perspectivas e clientes. Mais importante, o que é chato ou senso comum para você pode ser novidade para seus possíveis clientes.

Esta é uma batalha que você enfrentará durante toda a sua iniciativa para criar um site de sucesso — a batalha para ver seu site do ponto de vista do mercado.

Abordagem Histórica

Outra abordagem é rever as preocupações e perguntas que normalmente são levantadas durante apresentações de vendas anteriores e identificar os problemas que são importantes para o seu mercado. O objetivo é identificar as perguntas que você e sua força de vendas são feitas repetidamente e incorporar o máximo possível dessas informações em seu site.

Fazer perguntas representa a melhor maneira de fazer isso. As perguntas típicas incluem:

  • Quais são as três perguntas mais frequentes que os clientes fazem ao comprar seu produto ou serviço?
  • Que outras perguntas normalmente aparecem?
  • Quais são suas qualificações para fornecer o produto ou serviço?
  • Como sua empresa é diferente das outras que fornecem o mesmo produto ou serviço?
  • Quais são os procedimentos envolvidos na compra e utilização do produto ou serviço?
  • Quais são as próximas compras que os clientes fazem com frequência ou perguntam?

Na medida em que você vê seu site como uma apresentação de vendas, você estará no caminho para identificar as necessidades de informações do seu mercado.

Abordagem orientada a objetivos

Outra abordagem é identificar as necessidades de marketing digital da sua empresa da forma mais especificamente possível. Quais são os objetivos do seu site? O aumento dos negócios e dos orçamentos não é uma resposta suficiente. Em vez disso, opte analisar o seu negócio nas categorias de produtos ou serviços que você fornece e estabeleça metas para cada categoria. Por exemplo, se você é um autor e consultor:

  • Quantas cópias de cada livro você deseja vender diretamente pela internet para novos leitores a cada mês?
  • Quantas cópias de cada livro você deseja vender por mês para leitores que compraram outros livros anteriormente?
  • Quantos pedidos de informações sobre entrevistas você deseja gerar a cada mês?
  • Quantos pedidos de informações sobre seus serviços de consultoria você deseja gerar a cada mês?

Depois de identificar seus objetivos, tente identificar as informações que seu mercado precisará para atingir esses objetivos. Por exemplo, se você quiser vender 35 livros, você provavelmente vai querer incluir uma tabela de conteúdo, cópias de depoimentos de leitores satisfeitos e, possivelmente, um capítulo de amostra.

Uma vez estabelecido seus objetivos, torna-se muito mais fácil identificar as informações necessárias para alcançá-las. Use as seguintes perguntas como guia para estabelecer metas de marketing realistas.

  • Quantos leads novos você quer que entre em contato com você a cada mês?
  • Quantos novos clientes de consultoria você deseja gerar por mês?
  • Quantos livros você quer vender por mês?
  • Quantas chamadas de suporte você deseja eliminar?
  • Quantas vendas repetidas você quer gerar?

Abordagem do competidor

Seu site nunca deve ser desenvolvido isoladamente daqueles de seus concorrentes. Existem várias razões pelas quais você deve monitorar de perto os sites de seus concorrentes:

  • No mínimo, você quer ter certeza de que seu site é dramaticamente diferente dos de seus concorrentes. Se seus principais concorrentes usarem vermelho, você deve usar azul. Se eles usarem um tipo de fonte com serifa, você deve considerar um tipo sem serifa. Suas comunicações de marketing nunca devem ser confundidas com as de seus concorrentes.
  • Uma olhada nos sites de seus concorrentes pode sugerir categorias de informações que você pode ter esquecido.
  • Na pior das hipóteses, você pode ser forçado a reagir a preços ou promoções no site de um concorrente. Você não quer parecer mais caro ou menos qualificado do que seus concorrentes.
  • Com que frequência são atualizados os sites de seus concorrentes? Monitorar os sites de seus concorrentes lhe dará uma pista de quão frequentemente você deve atualizar seu site. Se os sites de seus concorrentes forem atualizados semanalmente, o seu também deve ser. Se você não fizer isso, você estará enviando uma imagem "menos profissional".

Abordagem Analítica

Uma abordagem mais avançada é baseada no monitoramento do desempenho do seu site. Os relatórios de tráfego do site podem fornecer informações como:

  • Quantos visitantes sua página inicial atraiu?
  • Quais páginas gostavam mais de tráfego?
  • Quais páginas foram visitadas primeiro?
  • Quais páginas gostavam menos de tráfego?
  • Quanto tempo os visitantes ficaram em cada página?
  • Qual foi a última página do seu site visitada?

Essa informação pode ser inestimável. Ao identificar suas páginas mais populares — páginas que são visitadas com frequência e onde os visitantes permanecem por muito tempo — você pode identificar os tópicos de maior interesse para o seu mercado. Por outro lado, após um curto período de tempo, identificando relatórios de tráfego de sites, você poderá identificar os tópicos que são de menor importância para o seu mercado, como evidenciado por menos e menos visitas. Então é simplesmente uma questão de fornecer mais artigos sobre temas que tratam temas populares com mais detalhes.

Existem inúmeros programas de software que permitem que você analise o tráfego do site, como o Google Analytics que é gratuito. Se você estiver hospedando seu próprio site em seu próprio servidor, você terá que comprar esses programas e interpretar os resultados você mesmo — aumentando seu investimento, curva de aprendizado e carga de trabalho. Na maioria dos casos, no entanto, seu provedor de serviços de Internet já possui esses programas e, por um custo adicional a cada mês, pode preparar relatórios analisando o tráfego do site em seu site, identificando as páginas mais populares e o tempo gasto com eles.

Esses relatórios de tráfego do site também podem indicar a ordem em que páginas são visitadas em seu site. Depois que os visitantes chegaram à home page, por exemplo, qual página era geralmente a primeira visitada? O tráfego de sites também pode indicar a sequência de visitas de página: quais páginas são tipicamente visitadas primeiro, quais páginas raramente são visitadas e quais são visitadas por último.

Analisando os relatórios de tráfego do site, você pode aprender com seus visitantes. Em vez de adivinhar quais tópicos são de maior importância, você pode analisar o comportamento de seus visitantes e aprender com ele. Você pode substituir adivinhações e palpites por informações e conhecimento.

Parceria

Uma abordagem mais frutífera é pedir constantemente aos visitantes do seu site que avaliem o conteúdo do seu site e, em seguida, sejam guiados por suas reações. Os formulários representam a maneira mais fácil de fazer isso, para que os visitantes possam comunicar rapidamente seus gostos e desgostos para você.

Uma abordagem melhor é incluir uma oportunidade de avaliação de visitantes ou feedback em cada página do seu site. As caixas de opções representam a melhor abordagem porque facilitam a resposta dos visitantes oferecendo uma escolha de várias opções mutuamente exclusivas (os visitantes não podem responder que a página foi "muito útil" e "não muito útil"). 

Uma caixa de opções típica como: "Como você classificaria o conteúdo deste artigo?"

  • Muito útil
  • Um pouco útil
  • Não é muito útil
  • Uma perda de tempo

Você pode atribuir valores a cada opção. Por exemplo:

  • "Muito útil" seria atribuído o número 2.
  • "Um pouco útil" seria atribuído o número 1.
  • "Não muito útil" seria atribuído 1 negativo.
  • "Uma perda de tempo" seria atribuído 2 negativo.

Avaliações de visitantes podem ir diretamente para um banco de dados em seu site, permitindo uma avaliação fácil. Haveria uma coluna separada para cada artigo. Respostas negativas cancelariam respostas positivas, facilitando a pontuação de cada artigo, simplesmente somando as respostas.

Conselhos que você pode usar

  • Combine as informações que seu mercado deseja ou precisa com as informações que suportam os objetivos de marketing digital da sua empresa.
  • Nunca desenvolva seu site isoladamente de sua concorrência.
  • Não fique apenas no achismo. Obtenha os dados e estude o tráfego do seu site.
  • Desenvolva um relacionamento através do feedback.

Caso você esteja precisando de uma agência digital para desenvolver seu site, conte com a Agência MACAN. Entre em contato conosco, estamos a sua disposição.

Mais posts

Quer se atualizar?

Foque na qualidade sobre quantidade, mantenha práticas éticas e diversifique suas abordagens. Um perfil de backlinks sólido leva tempo, mas melhora significativamente o ranking nos mecanismos de busca.

Para garantir que os usuários obtenham o conteúdo mais relevante e valioso, o Google introduziu as diretrizes do EAT em 2018. Tratava-se de um conjunto específico de instruções definidas como base para avaliar a qualidade do conteúdo de qualquer site.

Quer aprender como colocar o link do WhatsApp no seu site? Neste post, vamos compartilhar um guia passo a passo simples e rápido.

Descubra a importância dos backlinks no SEO e saiba se comprar backlinks é uma estratégia válida. Aprenda a investir em backlinks de qualidade e evite penalizações.

Você tem um site novo ou já existente e quer ter um posicionamento melhor no Google? Vamos dar dicas valiosas e práticas para melhorar o ranking do seu site no Google. Confira!

Se você está procurando aumentar o tráfego orgânico e melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de busca, otimizar o SEO é uma ótima maneira de começar. Acesse e confira nossas dicas!

Com toda a concorrência on-line, não é suficiente ter apenas um site. Separamos 12 dicas que lhe mostrarão como tornar seu site fácil de ser encontrado e utilizado por potenciais clientes.

Não sabe avaliar um link que realmente faça diferença no posicionamento do site? Saiba a importância, diferença e como obter backlinks.