Como a velocidade do site afeta o SEO e como melhorá-lo
Hoje, o Google está colocando mais peso na experiência do usuário para rankear sites, particularmente a velocidade do site. Veja porque a otimização da velocidade de carregamento deve ser prioridade.
Embora a pesquisa de palavras-chave, a construção de links e o marketing de conteúdo sejam os pilares de uma estratégia eficaz de SEO, o desempenho da velocidade do site também desempenha um papel vital em suas campanhas de SEO. Na verdade, sempre fez parte do algoritmo de classificação do Google desde 2009. Hoje, o Google está colocando mais peso na experiência do usuário para rankear os sites, particularmente a velocidade do site. É por isso que a otimização da velocidade de carregamento deve ser uma prioridade máxima.
Muitas pessoas – especialmente aquelas que são novas no marketing digital – se põem aos aspectos visuais criativos de seu site. Eles tendem a ignorar os aspectos técnicos importantes (muitas vezes considerados chatos) de seu site. No entanto, negligenciar a capacidade de resposta e desempenho geral do seu site eventualmente resultará em pouco ou nenhum tráfego para o seu site ou altas taxas de rejeição.
Anote problemas significativos do site, como erros de página ou tempos de carregamento de página mais lentos. Se você não atender a isso, é provável que seu site seja penalizado pelo Google e sua experiência de usuário estará em um nível baixo de todos os tempos.
Estatísticas-chave de velocidade do site que você deve estar ciente
No mundo digital acelerado de hoje, mais de 98% dos usuários de internet esperam que os sites carreguem em menos de cinco segundos. Qualquer coisa além disso faz com que eles saiam do seu site e procurem outras opções (seus concorrentes). Como resultado, seu negócio perde mais leads e vendas. Aqui estão estatísticas significativas para observar:
- Surpreendentemente, apenas 15% dos sites, a partir de 2019, operam a uma velocidade de página aceitável
- Mais de 36% dos visitantes saltam para fora do seu site quando seu site leva cinco segundos ou mais para carregar
- 70% dos consumidores dizem que o tempo de carregamento do site afeta sua decisão de compra
- Um atraso de um segundo reduz as taxas de conversão em 7%
- Apenas 25% dos proprietários de empresas monitoram a velocidade da página corretamente
- Sites de negócios que executam na velocidade ideal da página aumentam suas vendas em 81%
- Os proprietários de empresas que otimizam a velocidade do site melhoraram a retenção de seus clientes em 68%
Otimização de velocidade do site: as melhores práticas do SEO
Embora as estatísticas acima mostrem a importância de aumentar a velocidade de carregamento do site em relação à experiência do usuário, ela também desempenha um papel vital em sua campanha de SEO. Com base na última atualização do algoritmo de pesquisa, a velocidade da página agora é um fator ainda mais significativo em seus rankings de pesquisa. Também mostra que páginas lentas podem reduzir o ranking de pesquisa em 15 a 25%.
Em um artigo escrito por Billy Hoffman da Moz, ele mencionou que o Google também poderia medir o tempo até o primeiro byte quando se considera a velocidade do site. Isso significa que uma velocidade de página lenta afeta negativamente a indexação do seu site, já que os mecanismos de busca só podem rastrear algumas páginas.
Teste de velocidade do site para celular e desktop
Avaliar o desempenho de velocidade do seu site é essencial para sua campanha de marketing digital. Seu site deve funcionar bem em todos os dispositivos, ou você é obrigado a experimentar um impacto negativo. Certifique-se de executar um teste de velocidade em dispositivos móveis e desktop.
Existem várias ferramentas online que você pode usar para verificar o desempenho de velocidade do seu site. Escolha uma ferramenta confiável que ofereça insights e resultados para suas versões móveis e desktop.
Muitas vezes, você notará que está recebendo pontuações mais baixas nos testes de velocidade da página do celular do que aqueles que medem na desktop. Embora as auditorias do site sejam recomendadas para pontuações baixas, tenha em mente que isso também pode ser devido à sua conexão com a internet.
O tempo ideal de carregamento no celular deve ser inferior a três segundos. Por outro lado, seu site não deve levar mais de dois segundos para carregar em computadores ou notebooks.
Aqui estão algumas das maneiras mais eficazes de melhorar o desempenho da velocidade do seu site:
1. Habilite a compressão
A maioria dos desenvolvedores hoje recomenda o uso de Gzip para compactação de arquivos. Este software permite reduzir o tamanho de seus arquivos CCS, HTML e JavaScript com mais de 150 bytes. No entanto, não é aconselhável usar esta ferramenta em arquivos de imagem, pois pode afetar a qualidade geral da imagem. A melhor maneira de comprimir imagens é usar ferramentas gráficas específicas como o Photoshop para manter a qualidade da imagem. Comprimir seus arquivos corretamente pode melhorar a velocidade do site em até 90%.
2. Diagnosticar seu código
Às vezes, tendemos a ignorar os detalhes mais simples do seu código. Isso inclui remover espaços, vírgulas e outros personagens desnecessários. Otimizar seu código pode melhorar muito a velocidade da sua página. Considere verificar os comentários de código e formatação, também. Use as recomendações do Google de CSSNano e UglifyJS; essas ferramentas facilitam a identificação e correção de códigos quebrados no backend do seu site.
3. Reduzir redirecionamentos
Outro fator que afeta a velocidade da página é o número de redirecionamentos do seu site. Quando uma página é redireciona para outra página, ela adiciona mais tempo de carregamento ao servidor HTTP. Por exemplo, se o padrão de redirecionamento móvel se parecer com este: "agenciamacan.com.br > www.agenciamacan.com.br", os caminhos adicionais tornam o tempo de carregamento da página mais lenta.
4. Habilite o cache do navegador
Esta etapa pode melhorar a experiência geral de navegação. A habilitação do cache do navegador permite que o sistema armazene o navegador do visitante. Isso significa que quando eles visitam seu site novamente seu navegador não precisa enviar outra solicitação HTTP para o servidor. Reduzindo assim o tempo total de carregamento para cada página.
Uma vez que a primeira página é armazenada no cache do sistema, eles só precisam baixar novos elementos (se houver algum) em páginas subsequentes. Especialistas recomendam o uso de uma ferramenta de cache de navegador como o YSlow para verificar se há uma data de validade definida para o seu cache. Com esta ferramenta, você também pode definir o cabeçalho "expira" durante a duração das informações armazenadas em cache. Geralmente, os desenvolvedores web definem a expiração do cache por um ano por padrão, a menos que façam modificações de design com mais frequência.
5. Otimizar o tempo de resposta do servidor
Existem várias coisas que você precisa verificar ao otimizar o tempo de resposta do servidor. Isso inclui o volume do tráfego do seu site, os elementos usados para cada página e até mesmo sua plataforma de hospedagem web. Realizar uma auditoria aprofundada no local é a melhor maneira de identificar esses bloqueios de desempenho. Os problemas mais comuns que você pode encontrar durante o processo são consultas de banco de dados quebradas e falta de espaço de memória. O tempo ideal de resposta do servidor está abaixo de 200ms.
6. Utilize uma rede de distribuição de conteúdo
O uso de uma rede de distribuição de conteúdo confiável (CDN) pode agilizar o processo de distribuição do conteúdo. Isso resolve o problema da estrutura geral de conteúdo do seu site. Com um CDN, você pode facilmente organizar o conteúdo em um banco de dados específico, o que permite que os usuários tenham acesso mais rápido e confiável ao seu site.
7. Otimizar imagens
Você não precisa remover todas as imagens do seu site para melhorar a velocidade da página, mas certifique-se de otimizá-las. Uma das coisas que você deve ter em xeque é o formato que você usa para suas imagens. Por exemplo, gráficos com menos de 16 cores usam o formato PNG; enquanto JPEG é melhor para fotografias. Inspecione imagens grandes e volumosas, também. Isso pode retardar suas páginas da Web e afetar a saúde técnica geral do seu site.
Otimização de imagem significa reduzir o tamanho do arquivo sem perder qualidade. A maneira mais simples e eficaz de fazer isso é comprimir as imagens antes de enviá-las para o seu site.
Existem também ferramentas que você pode usar para criar um modelo para imagens que você usa frequentemente, como botões e ícones. Uma das ferramentas mais populares para conferir é o CSS sprites. Isso permite que você combine suas imagens em uma imagem grande, reduzindo em grande parte o tempo de carregamento, uma vez que há menos solicitações HTTP.
Conclusão
Foi-se o tempo em que você poderia facilmente aumentar o ranking do seu site simplesmente construindo vários backlinks. Olhando atentamente para as recentes atualizações de algoritmos, o Google, juntamente com outros grandes mecanismos de busca, criou regras mais inteligentes e rigorosas em relação aos rankings de sites. Além disso, eles podem facilmente detectar spam e outros procedimentos de SEO blackhat (ou qualquer antiético), ele claramente afirma que você deve otimizar tanto para usuários quanto para mecanismos de busca.
A velocidade da página continua sendo um fator importante e deve ser uma das principais preocupações ao planejar suas ações de otimização de sites. Você não deve apenas implementar a otimização da velocidade do site por causa de atualizações de algoritmos. Se você olhar para ele de uma perspectiva de negócio, uma experiência de navegação ou compra perfeita promove um excelente atendimento ao cliente.
Conte conosco para ser sua agência de SEO e obtenha melhores resultados orgânicos no Google.